Neste Ano de muitas mudanças a chave para o sucesso é flexibilidade 

O início de um novo ano traz mudanças, em especial, na área fiscal e contábil. Este será um ano intenso, exigindo das empresas atenção às novas legislações e regulamentações que podem impactar operações e obrigações tributárias.

Para a DOC Contabilidade Empresarial, a palavra chave nesse período é flexibilidade. As empresas precisam estar prontas para ajustar seus processos e estratégias. Quanto mais rápidas as adaptações forem feitas, menores serão os riscos e impactos financeiros.

Cenário de inflação

A expectativa para este ano é que a inflação fique próxima ou acima do teto da meta de 3%, estabelecida pelo Banco Central-BC. O mercado financeiro estima que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-IPCA feche 2025 em 4,96%, o que pode pressionar as margens de lucro e exigir uma readequação nos preços dos produtos e serviços.

Aumento de preços

Portanto, é imprescindível que as empresas estejam preparadas para reajustar suas estratégias de precificação e controle de custos. Além disso, com a possibilidade de aumento nas taxas de juros para conter a inflação, o acesso ao crédito pode se tornar mais restrito, afetando o fluxo de caixa de muitas organizações. Portanto, as empresas devem considerar a reavaliação de seus investimentos e priorizar a eficiência operacional para se adequar a esse novo cenário.

Demandas tributárias

No que tange às obrigações tributárias, com a reforma tributária, as novidades na legislação fiscal afetarão desde pequenos empreendedores até grandes corporações. Embora esteja em fase de implantação gradual, os empresários devem ficar atentos às mudanças, como a unificação de tributos sobre consumo e as novas taxas previstas.

Banco Central e política monetária

Importante lembrar que no começo do ano, o Banco Central do Brasil passou a ser comandado pelo economista Gabriel Galípolo, anteriormente diretor de Política Monetária, o qual tomou posse no lugar de Roberto Campos Neto. A gestão Galípolo já  começou anunciando algumas novidades, como: a partir deste ano, as decisões sobre as taxas de juros serão tomadas por um colegiado de nove diretores, dos quais sete serão indicados pelo presidente da República.

Também foram anunciadas mudanças no regime de metas de inflação com a introdução da “Meta Contínua”. Nela, o Conselho Monetário Nacional-CMN estabelecerá um alvo acompanhado de bandas de tolerância. Em outras palavras, a apuração do cumprimento da meta passará a ser mensal, ao invés de anual, e o descumprimento ocorrerá se o índice de preços ultrapassar o teto da faixa por seis meses consecutivos.

Impactos para as empresas

As mudanças nas diretrizes do Banco Central podem ter impactos na economia brasileira. É possível mesmo que a criação de um colegiado para decisões sobre taxas de juros promoverá maior transparência e colegialidade nas decisões, diminuindo a possibilidade de decisões unilaterais que podem ser influenciadas por pressões políticas? Contudo, os investidores se questionam: será que essa abordagem resultará em um ambiente mais estável e previsível?

O que esperar de 2025?

Na visão da DOC Contabilidade a sustentabilidade fiscal e contábil irá requerer um olhar atento dos empresários. As empresas que se adaptarem às expectativas conseguirão cumprir suas obrigações, e se destacar neste ambiente desafiador. Para isso, é essencial investir em formação e atualização constante para que a equipe esteja preparada para os desafios que 2025  certamente trará.

É fundamental que estejamos cientes dos impactos que todas essas mudanças trarão nos negócios e a gestão contábil. Portanto, reforçamos a importância de acompanhar as instruções e orientações emitidas pelos órgãos competentes e de contar com o apoio de profissionais especializados que possam auxiliar nesse processo de transição.

Nós, da DOC Contabilidade, estamos à disposição para ajudá-los a entender e implementar essas mudanças, garantindo que sua empresa esteja sempre alinhada com as exigências legais e melhores práticas contábeis.

Domingos Orestes Chiomento

CEO da DOC Contabilidade Empresarial

FALE CONOSCO!