O CEO da DOC Contabilidade Empresarial, Domingos Orestes Chiomento, acompanhado por sua esposa e sócia, Maria das Graças de Souza Chiomento, participou nesta segunda-feira, 11 de novembro de 2024, na sede do CRCSP, da comemoração dos 72 anos da Academia Paulista de Contabilidade-APC, fundada em 1952, e dos 13 anos da retomada de suas atividades profissionais, em 2011, onde teve importante participação, vindo a ser seu presidente por duas gestões consecutivas, de 2018 a 2023.
Na ocasião, além da posse de um novo acadêmico, o professor doutor Sérgio de Iudícibus, o conjunto dos 70 acadêmicos que compõem a Agremiação homenageou seu primeiro presidente, o contador Irineu De Mula, com o Título de Presidente Benemérito. Láurea esta já detida por Chiomento em 2022, quando a Academia completou 70 anos.
Sendo assim, coube ao acadêmico, Domingos Orestes Chiomento, que sucedeu Irineu De Mula na presidência da APC, nas gestões de 2018 a 2023, fazer a justificativa da homenagem: “Lutamos muito para reinstalar a Academia, e Irineu De Mula, com sua respeitabilidade, suas palavras ponderadas, e colocações assertivas, foi muito importante para implantarmos o nosso projeto. A contribuição de Irineu De Mula é incontestável para chegarmos aonde chegamos. Por tanto esse título e mais do que merecido”.
Emocionado, Irineu De Mula agradeceu o título, contanto um pouco da história dos pioneiros para a reinstalação da Academia. “A nossa equipe foi realmente fantástica. A grande luta não foi somente o trabalho intelectual, mas tivemos de empregar muito esforço para fazer valer o nome e a tradição de nossa academia. Sinto-me muito feliz e agradecido e modestamente quero dividir o título com todos os Acadêmicos, em especial com os 25 que tomaram posse ocupando as primeiras cadeiras.”
O presidente da APC, Alexandre Sanches de Morais, recebeu as lideranças da classe contábil, os acadêmicos e os autores do livro “Vivências e evolução da Perícia Contábil” – que foi lançado na ocasião -, vindos de vários Estados brasileiros, além da vereadora Edir Sales, do presidente da Fipecafi, prof. Wellington Rocha, e outras personalidades de igual expressão na comunidade contábil.
O livro “Vivências e evolução da Perícia Contábil” contém 312 páginas, divididas em 21 capítulos, que abrigam 37 artigos, produzidos por 38 autores, acadêmicos e especialista em Perícia Contábil de todo o País. A obra foi distribuída gratuitamente no evento, inclusive com autógrafos dos autores presentes e já está disponível, em forma de e-book, no site da Academia para download gratuito no site da APC
Ao encerrar o evento, o presidente da Academia, Alexandre Sanches Garcia, agradeceu a presença de todos, deu as boas-vindas ao novo acadêmico Sérgio de Iudícibus, cumprimentou Irineu De Mula pelo Título e parabenizou os autores do livro, com as seguintes palavras: “Permito-me a ousadia de afirmar que os fundadores da Academia Paulista de Contabilidade, capitaneados por Francisco D`Áuria, nos idos de 1952, certamente estão satisfeitos de ver que os seus esforços, em aperfeiçoar as Ciências Contábeis, não foram em vão, e que, ao longo das décadas, outros devotados profissionais da Contabilidade, resolveram abraçar esta nobre causa e lutar por ela”.
Texto: Lenilde Plá de Léon
Fotos: Thiago Benevides da Comunicação do CRCSP